sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PROGRAMA DE ARTE PARA O ENSINO MÉDIO(Em três anos)

CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE GARANHUNS – CEEG
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 1º ANO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS

EMENTA: Conceito, significados, funções e elementos da arte. Arte plástica/visual. História daArte. (da Rupestre ao Renascimento) .Direito à arte.Ciclos de cultura popular de Pernambuco(Carnaval, São João e Natal)

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA O ANO LETIVO DE 2008
1- O que é Arte?
1.1- Conceito
1.2- A Arte no dia-a-dia das pessoas
1.3- Linguagens da Arte
1.4- Funções da Arte
2- Elementos constitutivos da linguagem visual/plástica
3- Cultura popular-Ciclo carnavalesco de Pernambuco
4- História da Arte
4.1- A Arte na Pré-História
4.2- A Arte na Pré-História Brasileira e Arte Indígena
4.3- Tribos de Pernambuco
4.4-- A Arte Africana e Afro-brasileira
5- Cultura popular-Ciclo junino de Pernambuco
6- Declaração Universal dos Direitos humanos e o direito á arte
7-As primeiras civilizações da Antiguidade: Mesopotâmia e Egito
8-A Arte Greco-romana
9-Folclore
10- Os primeiros tempos da Arte Bizantina
10.1- Arte Cristã primitiva
10.2- Arte Bizantina
11- Renascimento
12- Cultura popular-Ciclo Natalino*

CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças

INDICADORES DE DESEMPENHO
1. Compreender Arte como atividade de expressão comunicação e interação humana voltada para a estética, destacando sua presença no dia-a dia das pessoas, seus significados, linguagens e importância na humanização e civilização do ser humano;
2. Conhecer os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e idéias sobre fatos cotidianos;
3. Apreciar manifestações artísticas de Pernambuco, referentes ao ciclo carnavalesco, que integram o patrimônio cultural do estado edificado pelo nosso povo em diferentes espaços e tempos históricos.
4. Analisar historicamente diferentes manifestações sócio culturais do homem da pré-história, do homem africano e afro-descendente e do homem nativo no Brasil, em suas múltiplas funções e dimensões..
5. Conhecer elementos do ciclo junino de Pernambuco situando-os histórica e geograficamente de forma a desenvolver a apreciação e vivências cultural
6. Conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando o direito á arte e à cultura como condição básica para o desenvolvimento humano visando atitudes de solidariedade e busca de justiça, através da construção de uma cultura de respeito às diferenças.
7. Reconhecer aspectos históricos culturais da arte das primeiras civilizações (Mesopotâmia e Egito), destacando a sua contribuição para a humanidade.
8. Vivenciar momentos de compreensão e produção da arte pernambucana partindo das manifestações apresentadas pelo folclore brasileiro
9. Analisar historicamente a arte greco-romana destacando a contribuição dos dois povos e a influência de um sobre o outro e sobre a humanidade ocidental.
10. Compreender a arte cristã primitiva como uma arte simples executada por homens(fiéis) e não por grandes artistas e a arte bizantina como a mistura da arte cristã e greco-romana que se desenvolve pro toda idade média.
11. Reconhecer a arte do Renascimento e seus representantes marcados pelo movimento humanista que colocava o homem como centro do universo, questionando a autoridade da Igreja. 12. Compreender o ciclo natalino em sua historicidade e diferentes influências destacando as principais manifestações culturais do estado de Pernambuco através da apreciação e vivência de atividades(poesia, teatro, canto e danças)

METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão.Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.

INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências.

AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.

PROJETOS
*Viver Pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.
*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns
*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.

VIAGENS ESTUDO: Cidade de Caruaru e vale do Catimbau
PESQUISAS DE CAMPO: Casa do artesão de Garanhuns, Festival de Inverno de Garanhuns,III Encontro de Comunidades Quilombolas de Garanhuns.

LIVRO DIDÁTICO:
CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.

PARADIDÁTICOS:
ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.
SANTA ROSA,Nereide Schilaro.Etnias e Cultura.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.
__________Festas e Tradições.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.
__________Usos e Costumes.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.
__________Religiões e Crenças.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.
...COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.
ARAÚJO, Ulisses R., AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.

DOCUMENTÁRIOS:
O povo brasileiro(Darcy Ribeiro)
Evolução da Humanidade:armas, germes e aço(entre os trópicos)
Atlântico negro

FILMES:


BIBLIOGRAFIA

ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,2007
BRASIL.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação.ìndios do Brasil,1999(cadernos da TV escola)
BRASIL.Ministério da Educação.Secretaria de Educação a distância.Educação do Olhar.Salto para o futuro, 1998.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003“A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que temos uma”Stella Adler
LEONARDO,Victor.A idade do Brasil.Brasília.Ministério da Educação,1999(cadernos da TV escola)

PROGRAMA DE ARTE PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE GARANHUNS – CEEG
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 2º ANO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Barroco e Rococó.Os Holandeses no Brasil.Neoclassicismo na Europa e Brasil.Romantismo/Realismo/Art Nouveau.Cultura Popular.Impressionismo/Expressicionismo.Movimentos de Vanguarda.Teatro.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA O ANO LETIVO DE 2008
1. Barroco e Rococó
1.1- Barroco europeu
1.2- Barroco no Brasil
2. Os holandeses no Brasil
2.1- Arquitetura
2.2- Frans Post
2.3- Albert Ecckoult
3. Neoclassicismo
3.1- O Neoclassicismo Europeu
4- A missão artística francesa
5- Romantismo
6-Realismo
7-Ecletismo/Arte Nouveau
8-Cultura Popular(ciclo junino)
9- Impressionismo/Pós-Impressionismo
10- Expressionismo
11. Arte no final do século XIX e início do século XX (Cubismo ,Fovismo ou Fauvismo, Abstracionismo , Dadaísmo, Surrealismo, OP Art ,Pop Arte, Pintura Metafísica,Futurismo, Bauhaus )
12- teatro: origem
12.1- O teatro grego
12.2- O teatro romano
12.3- A comédia Dell’Arte
12.4- O Renascimento
12.5- O teatro Elizabetano
12.6- O teatro brasileiro
12.7- O teatro pernambucano
CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças
6-Participação
INDICADORES DE DESEMPENHO
1- Destacar a beleza, as características e o contexto histórico do Barroco na Europa e no Brasil e do Rococó europeu apontando suas principais características e representantes.
2- Discorrer sobre a contribuição e o valor artístico das obras que retratavam o Brasil durante o período da invasão holandesa visando construir um olhar crítico sobre o período refletindo o momento atual.
3- Apontar os ideais neoclássicos, sua principal fonte de inspiração, seus principais representantes e obras.
4- Identificar o objetivo da missão francesa no Brasil nomeando os principais artistas desse período e os brasileiros que passaram a freqüentar a Academia das Belas Artes e suas obras e forma a partir delas fazer uma releitura da realidade do negro na sociedade brasleira.
5- Identificar as características do Romantismo, obras e principais representantes situando-se na representação de sentimentos do mesmo.
6- Conceituar Realismo como um movimento cultural que repudiava a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo pois sentia a necessidade de retratar a vida identificando seus principais representantes e obras.
7-Compreender Art Nouveau como um estilo artístico criado na Europa para suplantar o Ecletismo(modelo arquitetônico que mistura vários estilos) valorizando a decoração interna e externa das construções.
8- Vivenciar atividades de produção, e participação apreciação da cultura pernambucana em seu ciclo junino(Projeto Viver Pernambuco-2ª etapa)
9-Nomear o Movimento Impressionista como o que percebeu a alternância das cores de acordo com a intensidade da luz solar insidindo sobre elas centrando seu interesse nas paisagens o que o tornou superficial aos olhos dos Pós-Impressionistas que buscavam inspiração nos sentimentos e acontecimentos políticos e sociais.
10-Compreender o Expressionismo como o momento da história da arte em que o artista para designar a obra abandona as idéias tradicionais e expressa sua emoção através de deformações e exageros de forma e cor.
11-Apontar as múltiplas tendências ocorridas no final do século XIX e início do século XX, seus representantes e obras.
12-Narrar a história do teatro destacando sua origem e características no mundo, no Brasil e em Pernambuco
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns
*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
PROGRAMA DE ARTE PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE GARANHUNS – CEEG
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 3º ANO ENSINO MÉDIO CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Modernismo.Arte Conteporânea.Dança.Música.Cinema.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA 2008
1. O Modernismo
1.1- A Semana de Arte Moderna
1.2- Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna
2. Arte Contemporânea/Novas tendências
2.1- Instalação
2.2- Performance
2.3- Vídeo-Arte
2.4- Grafitagem
2.5- Arte computadorizada
2.6- Arte pobre
2.7- Arte do corpo(body art)
2.8- Arte da terra(land art)
2.9- Arte conceitual
2.10- Fotografia
3. Movimento Armorial
4. Dança
4.1- A história da dança
4.2- Dança do período romântico; principais representantes
4.3- Dança contemporânea, estilos e principais representantes
5. Música
5.1- A música pernambucana
5.2- A música popular brasileira: Bossa Nova, Tropicalismo, Jovem Guarda, Mangue beat.
5.6-Cinema no Brasil.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças6-Participação.
INDICADORES DE DESEMPENHO
1-Identificar as novas formas de desenhar propostas pelos modernistas destacando suas principais características e representantes.
2-Identificar os artistas brasileiros que aderiram ao modernismo e participaram da Semana de Arte Moderna visando renovar o estagnado ambiente artísitco cultural de São Paulo e do Brasil.
3-Citar os principais artistas e tendências surgidos no Brasil após a Semana de Arte Moderna destando sua preocupação com a mudança(sócio-política,nacionalismo e inovação)
4-Identificar as Novas tendências surgidas a paritr de 50, vindas da Europa, como ainda mais livres que os das décadas anteriores, onde o artista busca novas formas para desenvolver seu trabalho.
5-Reviver a iniciativa artística do Movimento Armorial que tem como objetivo criar uma arte erudit a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro identificando o escritor Ariano Suassuna como um dos fundadores do movimento preocupados em orientar, para esse fim, todas as formas de expressões artísticas:música, dança, literatur, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetuta, entre outras expressões.
6--descrever a história da dança situando o período romântico e seus principais representantes.
7-Identificar os principais recursos da dança contemporânea, seus estilos e principais representantes.
8- Analisar,histórica e textualmente, a origem da música popular brasileira a paritr da contribuição do negro que trouxe da África alguns instrumentos como atabaques, o agogô, a cuíca, o berinbau e ritmos desconhecidos pelos europeus apontado os movimentos dos anos 60, 70 e 80 e a variedade e riqueza da música popular hoje.
9-Identificar os principais estilos musicais de Pernambuco: maracatu de baque solto e virado, rock, pop, frevo, caboclinho, urso, samba, baião, xote, hardcore, manguebeat de Chico Science,entre outros.
10-Discutir os principais momentos do cinema brasileiro considerando sua historicidade, condiçoes e críticas.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns
*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
VIAGENS ESTUDO:PESQUISAS DE CAMPO: Cidade(Garanhuns), Comunidade de Castainho
LIVRO DIDÁTICO:CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.
PARADIDÁTICOS:ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.ARAÚJO, Ulisses R&AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
FILMES:
DOCUMENTÁROS:
BIBLIOGRAFIA
ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,
.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003
“A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que temos uma” Stella Adler

8 comentários:

  1. Nossa!
    muito obrigada por disponibilizar esse material! Em artes é muito difícil de decidir o que da nas aulas, principalmente no ensino médio! Vou me basear nesses planos anuais pra organizar minhas aulas!
    bjus!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o conteúdo e vi que estamos praticamente com o mesmo conteúdo, só difere nos temas transversais que inclui .
    `Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é difícil encontrar um material pronto para planejamento principalmente do ensino médio!Basta adaptarmos alguns conteúdos à relidade dos nossos estados.

    Você deveria ganhar o prêmio de professora nota 1.ooo pois 10 é pouco!!!
    Parabéns!!!
    Adailton Pereira.
    25/02/2011

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, gostei de encontrar seu Blog parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, gostei de encontrar seu Blog parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Foi muito importante encontrar essas materias, pois na minhca escola nao tem artes para o ensino medio e o Enem cobra Artes, muito obrigado!!
    Voce nao tem ideia do quanto ajudou!!

    ResponderExcluir
  7. Cara,colega, muito obrigada, era exatamente o que estava procurando, foi de uma ajuda sem precedentes.Deus a abençoe e continue a orientá-la.

    ResponderExcluir